Venda de carteira de recebíveis

compra e venda de carteira de recebiveis como solução para negócios

A venda de carteira de recebíveis é uma opção utilizada por muitas empresas como forma de  financiar o seu capital de giro, garantindo uma entrada de Caixa rápida e segura. 

É uma modalidade que exige bastante planejamento, de modo a permitir a continuidade operacional de uma empresa – sem que hajam deficiencias de Caixa – mas que ao mesmo tempo não comprometa os lucros da empresa desnecesariamente, uma vez que há um custo para esta operação. 

A venda de recebíveis, também chamada de venda ou cessão de carteira de créditos, está prevista no Código Civil Brasileiro, a partir de seu artigo 286, que rege a forma como não só os créditos, mas todos os direitos e deveres atrelados a ele são transferidos de uma parte à outra.

O que é a venda de recebíveis

De modo simplificado, a venda de recebíveis consiste no adiantamento do recebimento de recursos à empresa (Cedente), que seriam recebidos mais adiante. 

Na prática, a empresa cede seus créditos a receber futuros (Contas a receber, adiantamentos, empréstimos, ações judiciais etc.), à um terceiro (Cessionário), em troca do recebimento imediato de capital com um desconto previamente acordado.

A operação envolve 2 partes: 

  • Numa ponta estão empresas que possuem grandes valores a receber e com prazos relativamente alongados. 
  • Na outra as instituições financeiras, que possuem alta liquidez e interesse em adquirir tais recebíveis como investimento. 

Essas instituições – que podem ser Bancos, Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) ou Financeiras – realizam uma análise do risco de crédito dos devedores que compõem a carteira, estes últimos a terceira parte envolvida na operação, com base no resultado da análise de crédito, os compradores determinam o desconto a ser aplicado sobre o valor nominal desta carteira.

Ao observarmos determinados mercados, como o varejo de eletrodomésticos e Eletroeletrônicos, veículos e imobiliário, é comum as empresas terem a antecipação de recebiveis – vendendo seus recebíveis – como prática cotidiana na sua operação. 

No entanto, essa é uma operação que não se restringe a estes segmentos de mercado, estando acessível para literalmente qualquer empresa de mercado.

Essas operações podem ser feitas com ou sem coobrigação do cedente. Cabe ressaltar que nas operações de cessão sem coobrigação, o desconto é bem maior, tendo em vista que o cessionário asume o risco dos devedores.

Em momentos de stress financiero, empresas de todos os segmentos do mercado podem recorrer à venda de suas carteiras de recebíveis para financiar suas operações de curto prazo, permitindo a continuidade operacional das mesmas ao abrir mão de uma parcela de seus lucros futuros.

O momento que estamos passando hoje, com a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19, não é diferente. 

O mercado de compra e venda de carteiras de recebíveis já começou a acelerar, com empresas de pequeno e grande porte recorrendo a esse recurso. 

Se você vislumbra algum problema de Caixa a curto prazo, talvez essa seja uma opção para te dar um folego financiero! 

Você sabia que a Meden é especializada na avaliação de carteiras de recebíveis?

Os consultores da Meden tem ampla experiência na avaliação de recebíveis e ativos de liquidez, tanto para vendedores quanto para compradores, e estão à disposição para uma conversa sem compromisso, para saber como podemos lhe ajudar da melhor maneira.

Comment

There is no comment on this post. Be the first one.

Leave a comment

20 − 16 =