Teste de impairment
O serviços de Teste de Impairment de Ativos atende a todas as normas contábeis brasileiras (CPC01) determinadas através da Lei 11.638/07, I.N. 1.515/16 e os relatórios emitidos seguem a orientação da ABNT 14.653.
Preencha o formulário e fale agora com nossa equipe de consultores
A Meden possui uma equipe com vasto conhecimento técnico nas principais técnicas de avaliação de ativos e passivos e está sempre atualizada de acordo com as normas contábeis e fiscais vigentes (CPC’s/ IFRS’s e outras normas) necessárias para a valoração de empresas e projetos.
Para realização do Teste de Impairment pelo valor líquido de venda é necessário a determinação do valor justo dos bens do ativo imobilizado e emissão de um Laudo de Avaliação á valor de Mercado. Para a realização do Teste de Impairment pelo método denominado de “Valor em Uso” é necessário estimar o V.P.L. (Valor Presente Líquido) de fluxos de caixa futuros das unidades (filiais, linhas de produção, etc..). Este método embasado no Fluxo de Caixa Descontado considera aspectos econômicos financeiros da empresa (ou da unidade).
Por que realizar o Teste de Impairment ?
O teste de impairment é uma obrigatoriedade exigida por lei, o qual impõe às empresas uma reflexão sobre seu próprio capital. Essa exigência permite às organizações olhar para suas finanças e colocá-las em dia para não serem surpreendidas com rombos financeiros ou mesmo problemas fiscais. Quando se faz o teste de impairment identifica-se um ativo classificado com um valor superior ou inferior ao que seria a realidade. Em outras palavras, além da obrigatoriedade por lei, o teste de impairmet visa identificar quando um ativo é recuperável. No teste a empresa passa a ter a visão exata sobre os seus ativos.
Periodicidade do Teste de Impairment
O teste de impairment pode ser realizado uma vez ao ano. Essa periodicidade é a mais indcada, uma vez que, é um intervalo em que é possível identificar se houve perda de valor dos ativos. Dessa forma, é possível fazer uma comparação dos valores. Como pode ser feito em qualquer época do ano, a empresa pode fazê-lo em épocas diferentes para analisar os ativos em períodos diferentes, ou até em mais de uma vez. A necessidade da execução se dá quando acontece negociação de venda de ativo, seja essa venda total ou parcial.